Vulcão Merapi entra novamente
em erupção na Indonésia
Nuvem de cinzas deu origem a uma nova onda de retirada de moradores na região em Java
Nova erupção do Merapi provocou onda de retirada na região do vulcão
O vulcão Merapi, localizado na ilha de Java, na Indonésia, entrou novamente em erupção nesta sexta-feira (29), três dias depois de ter provocado a morte de 34 pessoas e a evacuação de cerca de 40 mil pessoas da área. A nuvem de cinza e detritos foi lançada a 1.500 metros acima do topo da montanha e seguiu para o sul da ilha por volta das 6 horas (horário local, 21 horas de quinta em Brasília).A maioria dos habitantes dos vilarejos próximos ao vulcão continua em abrigos instalados além do perímetro de segurança. Muitos dos moradores que se recusaram a sair no início da semana, quando o Merapi entrou em erupção pela primeira vez, decidiram descer a montanha em direção a um local mais seguro. Outros foram mais uma vez retirados, já que haviam voltado às suas casas ao longo dos últimos dias.
As autoridades locais disseram nesta sexta que a mais recente erupção do vulcão não deixou mortos ou feridos. O maior esforço das equipes de resgate segue sendo ajudar os muitos desabrigados. Centenas de pessoas estão alojadas em um prédio governamental em Yogyakarta, muitos deles apenas com a roupa do corpo.
Vítimas são enterradas
Em Sidoarjo, uma vila dentro da área de segurança de 10 km de raio em torno da cratera, parentes e amigos enterraram nesta quinta-feira 20 das 34 vítimas em uma vala comum. Do total de mortes, 25 ocorreram na encosta do Merapi, enquanto o resto morreu no hospital devido aos graves ferimentos sofridos.
Dos cerca de cem feridos, 44 permanecem hospitalizadas em estado grave. Um manto cinzento ainda cobre as casas, árvores e plantações que não foram atingidas pela lava. O magma que escorreu na encosta do vulcão se alojou a cerca de 3,5 km da cúpula do Merapi. Novas erupções podem ocorrer nos próximos dias.
O Merapi, com 2.968 metros de altura e localizado ao norte da cidade de Yogyakarta, é um dos vulcões mais ativos do país e está em uma das áreas mais populosas do mundo. A Indonésia se localiza no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica, onde pelo menos 129 de seus mais de 400 vulcões estão ativos.
0 comentários:
Postar um comentário