Vantagens do Google Analytics
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Se possui um blog ou site uma das questões que pretende ver respondida é saber quem acessa seu site, de que forma o acessa e o que procura quando acessa. Estas questões são fácilmente respondidas se no seu site tiver um sistema de análise estatística com qualidade suficiente para o fazer.
Os números falam por si, mas para que de forma simples e efectiva possa trabalhar no seu blog ou site com os dados conhecidos, estes tem que possuir qualidade, revelarem-se confiáveis e proporcionarem uma leitura simples e objetiva.
É aqui que entra o Google Analytics, atualmente é uma das ferramentas mais utilizadas para este fim, esta aplicação fornece-lhe informação detalhada sobre os seus visitantes, permite-lhe conhecer que tipo de interação os seus visitantes têm com o site ou blog, conhecer os resultados das campanhas de marketing realizadas, a localização geográfica dos seus visitantes, os navegadores web que utilizam para o acesso, etc.
Todos estes resultados vão permitir saber se a forma como presta a informação ou vende os seus produtos no seu site estão a ser correspondidos da forma como pretendia e desta forma poder fazer os ajustes necessários para poder atingir os seus objetivos.
Agora, poderá questionar-se de quanto não ficará a aquisição de uma ferramenta com estas potencialidades. Bom, aqui entra a melhor parte, o Google Analytics é uma ferramenta totalmente gratuita, está escrita em várias línguas e pode ser incluída para monitorizar as suas páginas sem a necessidade de conhecimentos técnicos ou de programação.
Para começar, é necessário criar uma conta no Google Analytics, depois de preencher um questionário será levado para uma página onde aí poderá fazer o registo do seu blog ou site (ou sites). Em seguida será fornecido um código que deve ser inserido nas páginas do seu site, ou só numa página dependendo dos objetivos em vista.
De forma a o auxiliar a utilizar o Analytics, a equipa Google dedica à ferramenta uma página, onde de forma muito simples e intuitiva o ajuda a compreender como trabalhar com o analytics, para que assim possa tirar o melhor rendimento.
Vantagens do Google Analytics
- O Google Analytics ajuda a descobrir quais as palavras-chave que atraem os clientes. Qual texto de anúncio teve mais respostas e quais páginas iniciais e conteúdos geram mais interesse ou dinheiro.
- Gratuito.
- Análise sofisticada.
- Suporte bem integrado do AdWords, para que você possa ver as métricas de ROI do AdWords sem ter que importar dados de custo ou adicionar códigos de acompanhamento de palavras-chave. Se você tiver uma conta do AdWords, poderá usar o Google Analytics diretamente da interface do AdWords.
- O Google Analytics também calcula as métricas de ROI a partir de dados de acompanhamento de custo e de palavras-chave importados automaticamente, poupando tempo.
- Fácil de usar.
- Usado facilmente por comerciantes inexperientes e ao mesmo tempo oferece todos os recursos que os profissionais experientes de análise de sites esperam.
- Escalável para qualquer tamanho de site.
- Serviço hospedado e executado nos mesmos servidores que o Google. De sites grandes corporativos de tráfego intenso a sites pequenos, o Google Analytics fornece serviço consistente.
- Acompanha todas as campanhas on-line, de e-mails a palavras-chave, independentemente do mecanismo de pesquisa ou da fonte de referência.
- Seguro. O Google leva muito a sério a confiança que as pessoas depositam nele e tem o compromisso de zelar pela privacidade dos dados da sua empresa.
Tour do Google Analytics
0 comentários:
Postar um comentário