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Design de experiências para produtos e serviços

Perceber, agir, pensar, sentir e relacionar são maneiras diferentes de experiências que afetam o modo como cada organização deve desenhar produtos e serviços em busca do sucesso. Uma loja precisa ser bonita e estimulante (percepção)? Ou fazer o cliente feliz com os serviços oferecidos (sentir)? Ou deve apresentar novo conceito de varejo que desperte reflexões? Ou ainda focar em ações e possuir relações? 

Martha Savastano, professora de Marketing da FGV e sócia-diretora da Corsetti&Savastano Associados, diz que a marca representa o conjunto de atributos intangíveis que proporcionam benefícios funcionais, sociais, pessoais e emocionais.

“A relação holística é considerar que marca e consumidor se articulam, formando um todo único (integral), e não podem ser analisados isoladamente.” 

A professora cita alguns exemplos como o Evelina Children’s Hospital - London, o American Girl Place e o supermercado americano para crianças Kidfresh. Em todos eles, os princípios da gestão da experiência do consumidor são identificados e integram estudos de muitos pesquisadores, tendo como marco a preocupação de que todo produto deve ser construído como se fosse um espetáculo – que envolve o consumidor e permiti uma experiência autêntica.

Além disso, Martha afirma que para criar sensações ao consumidor é necessário definir um conteúdo criativo. “É importante: dar um nome à sensação, existir um tema bem definido e que escrever uma história participativa que envolvem os sentidos de maneira eficaz”, afirma Martha.
Estímulos sensoriais

A marca Nespresso tem desenvolvido um conjunto de estímulos sensoriais aos seus clientes e vem trabalhando recursos visuais e auditivos que permitem o cliente degustar a bebida percebendo, sentindo e provando as características de cada produto.

“A experiência passa pelo ritual técnico para se conseguir a melhor extração do sabor, estímulos olfativos e cognitivos, até promover o encontro de pessoas em torno do produto”, diz a professora da FGV.

Mudar o comportamento

Para Jorge Nahas, CEO e fundador da empresa O Melhor da Vida, pioneira em Experience Marketing no Brasil, afirma que o Design de Experiência não projeta a experiência, mas sim itens que gerem possíveis mudanças no comportamento das pessoas. E o Marketing de Experiência se baseia nas emoções do consumidor na hora da compra.

Gestão focada em cada ponto de interação com a marca, tanto nas lojas quanto na web. “É uma nova forma de ver o marketing focado no consumidor, nos valores, princípios, angústias e desejos.”
 
Para o especialista, a embalagem é o primeiro estágio de contato com a experiência e deve ser concebida para ter alto impacto junto ao consumidor. Por isso, vale a pena pensar a inovação com um design completamente diferente do tradicional, a oferta de se conhecer um novo produto e ao proporcionar a vivência.

A educação, entretenimento, estética e a interação também se fundem e formam elementos de competitividade. E os especialistas garantem: a ideia é tornar experiências marcantes em lembranças duradouras, tanto de sua empresa quanto de sua marca.

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