Marketing na web foi desenvolvido para oferecer informações úteis e dicas importantes sobre o marketing na web 2.0 e dicas para aparecer no google

Mais Informações


PageRank Site no Esquillo Directorio

Google anuncia no AdWords

Um dos trabalhos do profissional de busca é monitorar palavras-chave. Tenho a oportunidade de ver coisas novas e curiosidades como gente que vende a mãe ou um rim em links patrocinados . Uma coisa interessante e muito comum é ver o Google competindo com links patrocinados em algumas áreas.

Acredito que a tendência é só aumentar. O Google já recebeu críticas sobre isto, mas colocou sua posição sobre usar o AdWords em benefício de seus produtos. Nunca ouvi ou li de alguém reclamar abertamente disto no Brasil, (bem, alguns clientes reclamam), mas lembro que no Reino Unido teve um burburinho sobre o Google usando formatos especiais em benefício próprio. Tem um caso até mais famoso que foi o filme do Jason Bourne hospedado pelo Google www.google.com/bourne em que a SERP era modificada para levar os usuários para a promoção e acabava empurrando para baixo competidores.

O mais comum é o Google vender seus produtos com palavras como calendário e blog, sendo que este último no momento tem dois anúncios de produtos do Google empurrando um competidor para terceiro.

Eu não acho que tem problema o Google anunciar na sua própria rede, mas o problema está na forma. É importante entender que o Google é um veículo e os veículos online usam suas redes de publicidade para anunciar seus próprios produtos.

O problema para mim está na forma como o Google compete. Ao anunciar seus produtos, o Google cria concorrência direta, ainda mais em um país em que tem um share de 95% das buscas. Além disto, o Google ainda paga para ele mesmo a publicidade, o que gera um loop infinito que nenhum competidor conseguiria vencer.

Mas o meu ponto ao escrever o artigo é que nem sempre os anúncios são relevantes. O próprio Matt Cutts já criticou a própria empresa por criar tais anúncios. E o exemplo genérico que usarei e a palavra-chave SEO. Tanto na rede de conteúdo como na rede de pesquisa o Google tem anunciado fortemente o AdWords usando muitos termos e o SEO é um deles como você pode ver no print abaixo.

Você pode até entender que por ser uma palavra de cabeça é aceitável a perda do Quality Score, mas na busca “curso de otimização de sites” retorna também o anúncio de Adwords. Até para “seo com animais” o Google retorna oferta de AdWords (se não entendeu a piada, leia o post sobre a intenção de quem procura SEO.

Imaginem se você digitasse qualquer termo e aparecesse um anúncio oferecendo AdWords? Seria relevante?

A idéia deste artigo não é comprar briga com o Google, até por que a pancada que receberei será grande, mas de alertar sobre algo que acontece e pode ser corrigido. Mesmo sendo um veículo, o Google não pode esquecer do seu foco que é a busca relevante. Tornar irrelevante seus resultados patrocinados não me parece ser a intenção do Google.

Outros Links:
Processo Trabalhista
Separação Judicial
Processo Criminal

Até a próxima!

1 comentários:

Paulo disse...

Amigo,

cite por gentileza a fonte do artigo.

Pega leve amigo.