Marketing na web foi desenvolvido para oferecer informações úteis e dicas importantes sobre o marketing na web 2.0 e dicas para aparecer no google

Mais Informações


PageRank Site no Esquillo Directorio

Crie títulos relevantes para suas páginas

O título de uma página, ou seja, o conteúdo que há entre as tags "title e /title", é um dos fatores mais importantes para mecanismos de busca, seja ele Google, Yahoo! ou Bing, ou qualquer outro. Além do mais, é o título de uma página que irá aparecer nas páginas de resultados. Portanto, nada melhor do que criar um título de página relevante para mecanismos de busca, que são a principal fonte de tráfego da maioria dos sites. Aliado a um conteúdo original e relevante, esse é o melhor caminho para um site ficar bem posicionado nas buscas.

Um exemplo real
Para exemplificar melhor, vou citar um case de sucesso da agência em que trabalho, a fim de demonstrar como um título de página relevante irá fazer toda a diferença para atrair as tão desejadas visitas do Google e dos outros buscadores.

Quando falamos em SEO, é indispensável que você tenha um conteúdo relevante. As técnicas de SEO devem ser usadas como um complemento, a fim de que os buscadores entendam melhor qual o seu conteúdo e possam assim trazer visitas de quem procura o conteúdo que você tem a oferecer. Do contrário, estará fazendo Black Hat (que é o termo equivalente a spammer no mundo do SEO), o que cedo ou tarde prejudicará você próprio. Portanto, seja amigo do Google e ele também será seu amigo.

O título, seja de um artigo ou de uma página, não precisa ser bonito e sim objetivo. A objetividade, claro, é um fator subjetivo e então você terá de pensar o que é mais objetivo em cada caso.

Escolha o título certo para o público-alvo de sua página

Percebi que várias pessoas acessavam o site procurando mais pelo nome dos produtos que a FAITEC oferece para soluções em TI do que de outras formas. Além do mais, essas visitas eram mais relevantes porque o tempo de permanência e navegação eram ambos muito maiores para essas palavras-chave.

A solução? Simples, mas que levou algum tempo para ser implementada, afinal, tudo depende do acompanhamento com ferramentas de Analytics: alteramos o título para algo mais objetivo. Se você acessar a página neste instante verá que seu título é descritivo e objetivo: "Soluções em TI para Empresas".

Este título foi escolhido baseado no histórico de acessos, analisando as palavras-chave buscadas e a média de aceitação do site. Portanto, tornei esta página mais acessível e encontrável nos mecanismos de busca.

Como falei anteriormente, fui amigo do Google mostrando a ele o que meu site tem, e agora ele será meu amigo trazendo visitas interessadas no conteúdo que a página oferece.

Resultados
Veja os dados do Google Analytics e a implicação que uma pequena alteração como essa teve: após a otimização do título, as visitas vindas do Google para esta página aumentaram 19,81%. E o tempo de permanência mais ainda: 25,54%.

Pense no caso de uma página de entrada para palavras-chave relevantes em termos de ROI para uma empresa. Potencialmente, uma pequena alteração como essa poderia aumentar em 19,81% as vendas de um determinado produto de uma empresa.

Conclusão
Cada detalhe é muito significativo em termos de SEO (aliás, como em qualquer trabalho bem feito). Portanto, é preciso refletir quais as implicações de cada ação e qual a melhor forma de fazê-las, sempre tendo em mente metas e pensando na usabilidade do seu visitante.

Lembre que você é o responsável pelo título daquela página. Esse é um uso avançado de técnicas de SEO, e o Google tem algum poder para avaliar se o que você fez é bem intencionado ou não. Caso avalie que não, ao invés de bons resultados, pode acontecer o contrário.

Caso esteja em dúvida, faça a si próprio algumas perguntas: esse título de página me ajudaria caso eu estivesse procurando um conteúdo que há nesse artigo? O público-alvo dele também irá entendê-lo? Estou sendo útil? Se você respondeu "sim" a essas três perguntas é porque escolheu um bom título para a sua página.

Outros links:
Consultoria em TI
Antivirus Sophos
TI Verde

Até a próxima!

0 comentários: