Marketing na web foi desenvolvido para oferecer informações úteis e dicas importantes sobre o marketing na web 2.0 e dicas para aparecer no google

Mais Informações


PageRank Site no Esquillo Directorio

Saiba quais os melhores tipos de link para seu site ou blog

Quando falamos de criar links para o nosso site ou blog, devemos ter atenção que existem diversos tipos de links e cada um deles tem a sua importância, relevância e objetivo.

O que quero dizer com isto, é que, além da função primordial da criação de links ser gerar tráfego ou visitas para o nosso site ou blog, os vários tipos de links têm uma importância e relevância diferente aos olhos do Google. E isso tem interferência direta no Google PageRank, bem como no posicionamento do seu site nos resultados das pesquisas do Google.

A primeira vista podemos pensar que todos os links para o nosso site são bons, e quantos mais melhor. Mas será bem assim?

linklocations

Como já referi num artigo aqui no blog, onde falo de algumas dicas para a criação de Backlinks, e neste artigo onde falo sobre a importância da qualidade dos links para a optimização do seu site, nem todos os tipos de links são iguais, assim como, não têm todos o mesmo peso e importância para o Google.

Backlinks – são links que criamos em outros sites ou blogues e que apontam para o nosso site.

Um dos aspectos mais importantes dos links é a sua qualidade, isto é, se estamos a “linkar” a partir de sites com qualidade ou não.

Tendo a qualidade em mente, obtermos backlinks de uma troca de links, em que temos um link para o nosso site colocado na barra lateral ou no footer de outro site ou blog, não tem a mesma importância, do que termos um link contextual ou em texto corrido.

Um link na barra lateral de um site ou blog, pode ter sido um link comprado, como acontece em muitos blogs, e o Google sabe isso, também por isso, não lhe atribui a mesma importância de um link contextual.

Um link contextual, não é mais que um link colocado no corpo de um artigo de um blog por exemplo. Ou seja, este link está contextualizado com o restante texto, e aqui o link é visto como uma recomendação legítima do autor e não como um link pago para ser ali colocado, obtendo assim, mais valor em termos de PageRank e SEO (otimização).

Nestes curtos vídeos do Matt Cuts do Google, que aconselho vivamente a ver, podemos ver que ele diz exatamente isso:

Até porque, é importante também termos consciência, que o Google alterou a forma de considerar os links e de lhes atribuir a sua importância.

Se antigamente, o Google dava a mesma importância a um link onde quer que ele estivesse posicionado numa página, agora já não é assim.

Esta nova visão e forma de analisar os links de um site têm também impacto direto nos links da barra lateral dos blogues e sites, uma vez que os links que aí são colocados por considerarmos o destino relevante para os visitantes do nosso próprio site ou blog, aos olhos do Google, poderão estar no mesmo “saco” dos links pagos.

Isto não quer dizer, na minha opinião, que não valha a pena ter backlinks para o nosso site ou blog, na barra lateral ou footer de outros sites ou blogues, pois existe sempre o facor de aumentar as visitas para o nosso site, e isso continua a ser importante, certo?

Deixe sua opinião sobre este post!

2 comentários:

Vanda disse...

Poxa... me perdoe, vc viu a postagem abaixo no meu blog?
Tô refazendo o template, e refazendo os links, e perdi o seu no meio da bagunça =//
Mas já estou inserindo lá!!

Volte mais vezes sumidão!!!

Grande abraço

updatefreud disse...

Muito informativa sua postagem, não sabia da diferença de importância dos Backlinks. Lendo seu texto cheguei a conclusão que o Google tem razão de dá mais importância aos links no contexto do texto, já que torna a busca do usuário mais eficiente.