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Entenda os Programas de Afiliados

Programas de Afiliados são programas que são disponibilizados, ou por Centrais ou Plataformas de Afiliados ou através dos próprios sites ou empresas, e que consistem no pagamento de uma comissão, fixa ou percentual, pela angariação de clientes para essas empresas, ou pelo cumprimento de alguma ação.

A ação que será alvo de remuneração pode ser de vários tipos, seja por clique, por lead ou por subscrição ou venda.



O que são Programas de Afiliados

Essencialmente, cada programa tem as suas regras específicas, mas normalmente são lhe são fornecidas ferramentas de promoção, como banners, links de texto, e outros, que você pode utilizar para promover esses programas e ser recompensado pelos clique, leads ou vendas que surgirem provenientes de alguém que tenha sido referido por ti.

A finalidade dos programas, como já disse, pode ser a mais variada. Há programas que lhe pagam um x por cada clique que os banners receberem, por cada pessoa que se inscrever no site da empresa do programa, ou por cada venda que for feita a alguém que você tenha referenciado.

Em inglês existe uma variadade muito grande de plataformas de Programas de Afiliados, alguns até mais específicos para determinados nichos de mercado, como a Saúde, Templates de Sites ou Casinos por exemplo.

Um dos mais conhecidos no mercado internacional é o Clickbank. Aqui encontra uma diversidade muito grande de produtos que pode promover em troca de comissionamento, e nos mais variados nichos.

Em Português, um dos mais conhecidos, é a plataforma Netaffiliation.
Originalmente de origem francesa, tem a sua atividade alargada a cerca de 12 países, entre eles Portugal e Brasil.

Na Netaffiliation encontra várias categorias de campanhas que poderá adequar ao target do seu site, de forma a providenciar uma publicidade mais direcionada, pois terá certamente mais retorno.

Relativamente aos programas de afiliados, gostaria de deixar mais uma nota que me parece importante. Nem sempre os que pagam o valor mais alto são os melhores, ao contrário do que se poderá pensar inicialmente. Existem muitos fatores que podem contribuir para uma maior ou menor conversão de visitantes em leads ou vendas.

De qualquer forma, é importante que não se deixe iludir pelas campanhas que pagam valores mais elevados. É claro que é um fator importante, mas em certos caso pode nem ser o mais importante e o que mais contribuirá para o desempenho da campanha.

De nada lhe serve promover um programa que paga 50€ por cada venda, se não consegue converter nenhuma. Ao passo que, se promover uma campanha que page 3€ por lead e converte a 10%, já poderá representar uma quantia interessante.

Se porventura, tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário. Ou, se tiver alguma experiência que queira partilhar, será igualmente bem-vinda!

3 comentários:

EAD/JOYCE disse...

Amigo, seu blog está cada vez melhor. Parabéns. bjs

JOSE NELSON DE PAIVA MATOS disse...

OLA,
LEGAL SEU BLOG, POSTS INTERESSANTES.
ADICIONEI AOS MEUS FAVORITOS.
ABRAÇOS
SUCESSO

Stella Scrummiest disse...

olá!!
adorei o blog! ótimas dicas! obrigada! me ajudou bastante

beijos. sucesso!