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Quando falo de Parcerias ou Joint Ventures, parece-me uma boa opção separá-las em 2 categorias, pois cada uma tem as suas especificidades.

Então temos: Parcerias Homogéneas e Parcerias Heterogéneas.
Entendo por parcerias homogéneas, aquelas que são estabelecidas por 2 ou mais entidades do mesmo ramo de atividade, em oposto das parcerias heterogéneas, onde os parceiros tem naturezas de atividades distintas.


Confesso que não conheço o suficiente do mercado brasileiro para poder comentar, mas no que respeita ao brasileiro, é um mercado ainda um pouco individualista e muito concorrente, o que pode não facilitar muito o estabelecimento de parcerias dentro mesmo ramo.

Verdade seja dita, me parece que as coisas estão começando a mudar e que os empresários começam a olhar para os concorrentes com outros olhos. A confirmar-se esta tendência, será um bom alento para fumentar a celebração de parcerias homogéneas.

Atualmente é comum haver parcerias, quando os produtos ou serviços são de diferentes naturezas, como é o exemplo: o stand de automóveis e a empresa de crédito. Os produtos, embora de natureza diferente, complementam-se.
Este tipo de parceria, as Heterogéneas, são sem dúvida as mais comuns.

Julgo importante, alimentar esta separação, uma vez que cada tipo de parceria, tem formatos e características distintas.

Em termos de Internet, o que é mais comum vermos, são as parcerias heterogéneas, à semelhança do se passa offline, mas se olharmos para este fato de forma positiva, podemos concluir que, havendo poucas, pode ser encarado como uma oportunidade e a possibilidade de se conseguir concretizar boas parcerias homogéneas é consideravelmente superior.

Acima de tudo e antes de mais, e seja qual for o tipo de parceria, nunca se esqueça da Regra de Ouro: Adicionar valor ao seu parceiro.
Sem isto, a parceria está condenada a falhar logo de início.

Não pense só, no que poderá beneficiar. Pense também se será igualmente benéfica para o seu parceiro. O equilíbrio de uma parceria é o verdadeiro segredo do seu sucesso, independentemente da sua natureza, mercado, canal, etc.

Que tipo de parcerias você já tem ou teve? São ou foram sucessos?

2 comentários:

brasildobem disse...

Muito interessante este assunto, porque eu mesmo me considero "parceira" de vários blogs, homogêneos e heterogêneos, porque procuro acompanhar os meus blogs parceiros e comentar, fazendo disso uma parceria real, mas infelizmente a recíproca não é verdadeira, porque a maioria dos/das blogueiras não agem e não pensam dessa forma, apenas querem ter o seu "blogroll" repleto de blogs, mas nem ao menos sabem do que se trata.
Abraços,
Janeisa

Marcus Pontim - Soulmkt disse...

Pois é Janes, também procuro estabelecer tais parcerias, pois com elas as chances de sucesso são maiores.