Marketing na web foi desenvolvido para oferecer informações úteis e dicas importantes sobre o marketing na web 2.0 e dicas para aparecer no google

Mais Informações


PageRank Site no Esquillo Directorio

Será que você está usando as mídias sociais a seu favor?

Que tipo de imagem está passando para seus seguidores e profissionais da área em que atua? Você tem feito o seu marketing pessoal on-line através do Facebook e Twitter?
Antes de falar do marketing pessoal no ambiente on-line, vamos entender o que é o “marketing pessoal” como um todo. O consultor de estratégias de comunicação e marketing, Mário Persona, define o Marketing pessoal como:

“uma forma de você agregar valor a si mesmo por meio de uma observação sistemática do ambiente onde você atua, das expectativas que as pessoas têm de você, e podemos até chamá-las de ‘clientes’, e da melhor maneira de atender a essas expectativas com um comportamento adequado.”

Resumindo, o produto é você! E toda estratégia e tática será usada para te promover diante do seu público-alvo, que pode ser desde familiares e amigos a pessoas influentes na sua área profissional. A imagem que você formará diante desses públicos deve ser a mesma, visto que hoje, um grande amigo seu pode está conectado a um amigo de um grande empresário.

Persona ainda diz que, devemos ter ciência dos nossos pontos fortes e fracos e conhecer nossa concorrência. Enfim, toda a técnica de análise que utilizamos para um produto em um plano de marketing deve ser usada no marketing pessoal.

E na era digital, qual seu plano de marketing pessoal? Como você está agindo nas mídias sociais?

Pesquisas já mostraram que setores de RH e empresários visitam os perfis nas redes sociais on-line dos candidatos a vagas de emprego. E que comunidades como “odeio acordar cedo, “odeio meu chefe”, queimam o filme de muita gente na hora de ser escolhido. Você pode ter um currículo maravilhoso, mas a sua atitude nas mídias sociais pode te atrapalhar na hora de conseguir um bom emprego.

Em redes sociais on-line voltadas para o profissional, como o Linkedin, o objetivo já está bem claro. Você apenas deve publicar informações sobre suas habilidades profissionais. Deve-se ter cuidado ao integrar esta rede a outras, como o Twitter, muitas vezes o que você publica lá não interessa a sua rede no Linkedin. E acredito que nem devo dizer aqui que não vale mentir, afinal na prática a sua mentira pode cair.

A consultora de carreira e imagem, Erika Saab, dá algumas dicas de uso do Linkedin:

    * Jamais envie solicitações diretas para um usuário só porque ele trabalha na empresa em que você deseja trabalhar, solicitações diretas incluem mensagens na página do usuário e envio de emails para o mesmo, contendo currículos ou não, para falar do seu interesse pela empresa e pedindo indicações. Isso só é permitido se o mesmo estiver divulgando uma vaga e solicitando que enviem propostas para um email que ele tenha disponibilizado para isso.
    * Se existe o interesse específico em atuar numa determinada empresa, acho que a melhor forma de ser “visto” por ela no Linkedin é participando dos fóruns na página da mesma.
    * Nunca adicione um profissional de RH para depois ficar pedindo emprego para ele, isso é realmente muita “queimação” e corre o risco da pessoa colocar seus emails como spam ou te bloquear, tirando totalmente as suas chances de agir da forma correta quando uma oportunidade real aparecer.
    * Nem todo mundo sabe, mas o Linkedin tem um lugar específico para busca de  vagas divulgadas por consultorias de RH e empresas em geral, é só entrar na guia Empregos. Note também que o próprio Linkedin tem um sistema de envio de vagas que estejam de acordo com o seu perfil (formação, experiência, região…), estas aparecem logo abaixo de Vagas que talvez possam interessá-lo (a).

Mas e em mídias sociais como Orkut, Facebook, Twitter?

Acredito que antes de criar um perfil nessas redes, você deve pensar por que está criando aquele perfil. Quero aproveitar esses espaços para me promover como profissional ou reencontrar amigos e usar para o entretenimento? Defina seus objetivos de uso para cada uma delas, gerencie os perfis ao seu favor, e deixe-os claro para você e para quem te segue ou te adiciona.

A sua imagem nas redes on-line é você quem constrói através do que publica e compartilha. Os links, fotos, vídeos, compõem o produto que é você diante das pessoas que estão adicionadas na sua rede.

A internet não é “terra sem lei”, já vimos profissionais serem despedidos por publicarem o que não deveriam em seus perfis. Mas, então, devo ser um robô? Não posso expressar minha opinião nas redes? Claro que pode e deve, mas pense antes de clicar no botão enviar. Erika Saab dá um conselho interessante:

“Use-as com sabedoria e antes de dizer ou mostrar algo, pense se você faria isso num auditório lotado com centenas de pessoas conhecidas e desconhecidas, colegas de trabalho, chefes, parentes, amigos de infância, empresários, políticos… Porque ao tornar algo público numa rede social, sem uso de filtros de privacidade, seja uma imagem, uma frase, um texto, uma opinião, é mais ou menos isso que você está fazendo!”

Erin Biba, correspondente da revista Wired, em um texto recente disse que: “Every time you post something on Twitter, Facebook, Tumblr, or Instagram, you’re influencing—or trying to influence—how the world views you.” (“Sempre que você posta algo no Twitter, Facebook, Tumblr, ou Instagram, você está influenciando – ou tentando influenciar – a forma como o mundo vê você”).

E é verdade. Estão todos fazendo o seu marketing pessoal nas redes. Uns vivem de aparência, outros possuem uma estratégia e objetivo definido. Querem se promover e conseguir se destacar nesse mundo competitivo. Erin Biba em outra parte do texto diz: “Social media isn’t about having a conversation with people you know. It’s about advertising yourself. It’s not social; it’s media.” (“Mídia Social não é sobre conversar com pessoas que você conhece. É sobre  marketing pessoal. Não é social, é mídia.”)

É um espaço novo e barato de se promover. Mas não viva apenas de aparências. Não seja apenas os links, fotos e vídeos que compartilha. Seja muito mais que isso. Invista em cursos, estude, leia, aprimore suas habilidades antes de fazer o seu marketing pessoal nas redes on-line. Mário Persona diz para não “criar meios de promoção, quando o fruto ainda não está maduro, só irá criar uma percepção ruim no mercado”.

#ficadica

Seja humilde.  Esteja disponível para os outros. Você só consegue chegar a algum lugar com esforço próprio e através daqueles que te enxergam com algum diferencial, e isso só é possível caso você se mostre acessível.

Defina seu objetivo, produza conteúdo de qualidade em um blog, faça uma boa curadoria de conteúdo no seu Facebook e Twitter, expresse sua opinião (com bom senso), conecte-se, interaja com pessoas influentes, esteja aberto a debates, critique com fundamento, essas podem ser algumas táticas de uma boa estratégia para o marketing pessoal nas redes sociais on-line.

 

Veja também:

Cloud Computing. Servidores remotos acessados pela Internet.

Site de compra coletiva em São Paulo.

Calendário Moto GP.

0 comentários: