Marketing na web foi desenvolvido para oferecer informações úteis e dicas importantes sobre o marketing na web 2.0 e dicas para aparecer no google

Mais Informações


PageRank Site no Esquillo Directorio

Estratégias de SEO contra invasão de sites

Qual webmaster nunca sofreu com um ataque a um website?

Recentemente passei por essa situação desagradável duas vezes e tentarei explicar como você deve agir ao sofrer um ataque de malware e evitar danos à sua estratégia de SEO.

O Google sabe identificar sites que espalham malware

Browsers como Firefox, Chrome e Safari consultam uma base de dados do Google antes de permitir que o usuário carregue determinada página. Caso essa página esteja listada em uma black list do Google, você receberá o seguinte aviso, alertando sobre o risco de continuar a navegação:

Além disso, nos snippets das SERP também é exibido um alerta que diz "Este site pode danificar seu computador", quando aquele site propaga vírus.








Fonte da imagem: http://www.google.com.br/support/websearch/bin/answer.py?answer=45449&topic=360&hl=pt-BR&sa=X&oi=malwarewarninglink&resnum=10&ct=help

Muitas vezes o proprietário do site não tinha a menor intenção de espalhar quaisquer tipos de malware, mas por falha de segurança a sua página fazia isso. Como você é o único responsável pela página, deve corrigir a falha de segurança o mais rápido possível e deixar o Google saber disso é indispensável.

Caso não haja em tempo hábil, poderá perder posições importantes, já que o Google quer indicar páginas confiáveis e seguras a quem pesquisa. Ninguém quer isso, não é mesmo? Imagine perder meses de otimização por conta de um cracker maldito!

Identifique a falha de segurança, corrija-a

As falhas de segurança podem ser das mais variadas. Em geral, há muitos problemas com permissão de escrita em arquivos (CHMOD em servidores Unix) e SQL Injections, que permite que crackers adicionem informações à base de dados de modo que sejam exibidas.

O que acontece muitas vezes é que são instalados códigos JavaScript que se conectam a sites que espalham o malware para o usuário, muitas vezes sem que você perceba. Portanto, é preciso removê-los de todas as páginas (ou da base de dados) e corrigir a falha.

Não cabe explicar como se precaver de cada ataque, porque são muitos. Em todo caso, há muita informação na web.

Avise ao Google que seu site está limpo!

O Google entende que qualquer site pode sofrer um ataque, mas também visualiza que você deve se preocupar em remover o problema - basta pensarmos que se uma pessoa não se importa com o seu site, então ele não merece receber visitas.

Depois de ter removido a sua falha de segurança e o malware infectado, é preciso avisar ao Google de que seu site não está mais infectado e pode voltar a receber as visitas.

Ainda que o Google passe a verificar mais frequentemente, a questão de segurança para evitar alertas falsos, recomendo você usar a Central do Webmasters para avisar e ter o site removido.

Na Central do Webmasters, é muito fácil avisar. Ao acessar, você receberá o alerta de que seu site está espalhando malware. Acesse o link e haverá a opção de reportar a correção.

Depois disso, em menos de 24 horas seu site voltará ao "normal".

Conclusão

Que o Google quer estar em todos os lugares e regular a Internet, isso é coisa que ninguém duvida. Então, devemos estar bem relacionados com ele e cuidar de nosso site, sempre avisando o oráculo-mor quando houver falhas de segurança em páginas pelas quais somos responsáveis.

Afinal, é o Google quem restringe acesso ao site, mesmo que a visita não passe por suas buscas!

Proteja-se. Não adianta corrigir a falha de segurança uma vez e voltar a espalhar vírus. Por isso, seguem algumas dicas para se precaver:

  • Contrate somente profissionais capacitados e preparados para lidar com situações de crise
  • Caso use softwares open source, como WordPress, mantenha-os sempre atualizados, já que um risco de segurança no sistema torna seu site muito vulnerável porque todo o mundo passa a saber dessa falha
  • Faça sempre uma vistoria de seu código-fonte, verificando se não estão sendo injetados códigos-maliciosos ou mesmo links ocultos
  • Utilize hospedagens seguras. Fuja dos hosts baratos e provedores duvidosos como o diabo foge da cruz, porque muitas vezes a segurança é deixada de lado
  • Exija backup diário de seu provedor: isso é muito importante no momento de crise, para poder voltar ao momento em que o site estava saudável
  • Mantenha softwares atualizados, inclusive em seu computador

É isso aí, até a próxima!

0 comentários: