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PageRank Site no Esquillo Directorio

O Google é tido como a maior e melhor search engine atual, sendo considerado por isso como uma referência. Todas as outras search engines estão sempre correndo atrás das novidades do Google, ele também sendo o principal ( e as vezes único ) foco dos profissionais de SEO.

E eles não estão errados. O Google atualmente abocanha aproximadamente 70% do mercado de search engines do mundo e no Brasil essa porcentagem é ainda maior !! Chegando a 80%. Aliás, o Brasil é considerado o “Paraiso do Google” aqui é o país onde o Orkut e Gmail tem a maior porcentagem de usuários nos seus respectivos mercados ( Redes Sociais e e-mail ), por esses e outros motivos, a Otimização de Sites no Brasil e no mundo é quase toda focada no Google.

Mas e os outros 20-30% das buscas realizadas ?? Não dá pra jogar fora não é mesmo !! Muita gente não sabe, mas há um dado interessante sobre as maiores Search Engines do mundo: elas estão relacionadas !!

Relação Entre as Search Engines


Alguns profissionais da área de Web Marketing, Otimização de Sites ou mesmo Webdesign, já devem ter notado este fato: realizando uma busca em diferentes search engines muitas vezes temos resultados proximos e em casos extremos até resultados iguais.

Mas porque isso acontece ? É porque elas estão relacionadas. Muitas search engines menores ( e menos lucrativas ) e até mesmo algumas gratuitas ( são puramente sites de busca sem fins lucrativos e programas tais como o Adsense ), não tem capacidade técnica e condições físicas ( hardware ) para desenvolver seus próprios sistemas de crawlers ( como o Googlebot ) e então aproveitam os resultados de outros sistemas grandes tais como o Google e Yahoo.

Relação Entre as Principais Search Engines


Aliás hoje em dia entre as principais Search Engines do mercado, Google e Yahoo podem ser considerados as maiores influências. O Yahoo no caso, teve a sua importância reduzida, principalmente do ano 2000 em diante, mas já chegou a ser a maior search engine do mundo na época do início do Google e ainda tem a sua força nos mercados Europeu e Americano, nestes mercados o Yahoo tem um foco maior na Otimização de Sites.

Alguns links com SEO ativo:

Placas de Grafite Flexível
Fitas de Grafite Flexível
Placas de PTFE
Fitas de PTFE Expandido

Até a próxima!

Esta dica veio do Search Engine Roundtable. Surgiu uma dúvida sobre links patrocinados e você não sabe a quem perguntar ou precisa de uma resposta urgente? Seus problemas acabaram. Se você quer conversar online com um especialista do Google Adwords é simples.

Acesse a página de ajuda do “Ask a Specialis via Chat” e clique em “Chat with a specialist now”.

Testei o serviço algumas vezes e não consegui resposta. Foram horários diferentes, mas não parece estar 100% o sistema. Recebi a frase “All AdWords specialists are currently assisting others. Thanks for your patience. A representative will be with you shortly.” diversas vezes.



É difícil saber se realmente estão todos ocupados ou se o serviço está fora. O mais provável é este serviço entrar na área logado do AdWords. Assim que alguém chatear comigo, eu atualizo o post.

Outros links:
Responsabilidade Civil
Indenização do DPVAT
Assessoria Jurídica
Home Care

Até a Próxima!

Google Wave

O Google Wave, que até agora estava disponível apenas para alguns, agora já está disponível para todos os que o quiserem utilizar.

Para quem não sabe o que é o Google Wave, trata-se de uma ferramenta muito interessante, que inclui várias funcionalidades relacionadas com partilha, colaboração, e não só, um único site.

Desde agendamento de tarefas, partilha de documentos, troca de informação em real time, etc, o Google Wave veio preencher uma lacuna na internet no que diz respeito a ferramentas de trabalho em grupo ou de partilha de informação, acrescido de outras funcionalidades.

Partilhar informação e trabalhar em colaboração com outras pessoas remotamente, ficou agora mais fácil e ainda por cima, gratuito!

Pessoalmente não conheço outras ferramentas idênticas que não sejam pagas, e algumas bem caras. Até agora…

Deixo-lhe aqui um vídeo de introdução ao Google Wave para ficar com uma ideia do potencial e da utilidade desta “nova” ferramenta do Google.

Para os interessados, aqui fica o link para a página do Google Wave no YouTube, onde podem ver mais vídeos e ver o potencial detsa ferramenta: http://www.youtube.com/user/googlewave

Depois de ver uns vídeos e de aceder à minha conta do Wave, fiquei interessado em explorar mais ainda e de começar a usar em alguns projetos.

E você já conhecia o Google Wave ?

Poderá também gostar de:

Gestão de TI
Gerenciamento de TI
Monitoração

Até a próxima!

Crie títulos relevantes para suas páginas

O título de uma página, ou seja, o conteúdo que há entre as tags "title e /title", é um dos fatores mais importantes para mecanismos de busca, seja ele Google, Yahoo! ou Bing, ou qualquer outro. Além do mais, é o título de uma página que irá aparecer nas páginas de resultados. Portanto, nada melhor do que criar um título de página relevante para mecanismos de busca, que são a principal fonte de tráfego da maioria dos sites. Aliado a um conteúdo original e relevante, esse é o melhor caminho para um site ficar bem posicionado nas buscas.

Um exemplo real
Para exemplificar melhor, vou citar um case de sucesso da agência em que trabalho, a fim de demonstrar como um título de página relevante irá fazer toda a diferença para atrair as tão desejadas visitas do Google e dos outros buscadores.

Quando falamos em SEO, é indispensável que você tenha um conteúdo relevante. As técnicas de SEO devem ser usadas como um complemento, a fim de que os buscadores entendam melhor qual o seu conteúdo e possam assim trazer visitas de quem procura o conteúdo que você tem a oferecer. Do contrário, estará fazendo Black Hat (que é o termo equivalente a spammer no mundo do SEO), o que cedo ou tarde prejudicará você próprio. Portanto, seja amigo do Google e ele também será seu amigo.

O título, seja de um artigo ou de uma página, não precisa ser bonito e sim objetivo. A objetividade, claro, é um fator subjetivo e então você terá de pensar o que é mais objetivo em cada caso.

Escolha o título certo para o público-alvo de sua página

Percebi que várias pessoas acessavam o site procurando mais pelo nome dos produtos que a FAITEC oferece para soluções em TI do que de outras formas. Além do mais, essas visitas eram mais relevantes porque o tempo de permanência e navegação eram ambos muito maiores para essas palavras-chave.

A solução? Simples, mas que levou algum tempo para ser implementada, afinal, tudo depende do acompanhamento com ferramentas de Analytics: alteramos o título para algo mais objetivo. Se você acessar a página neste instante verá que seu título é descritivo e objetivo: "Soluções em TI para Empresas".

Este título foi escolhido baseado no histórico de acessos, analisando as palavras-chave buscadas e a média de aceitação do site. Portanto, tornei esta página mais acessível e encontrável nos mecanismos de busca.

Como falei anteriormente, fui amigo do Google mostrando a ele o que meu site tem, e agora ele será meu amigo trazendo visitas interessadas no conteúdo que a página oferece.

Resultados
Veja os dados do Google Analytics e a implicação que uma pequena alteração como essa teve: após a otimização do título, as visitas vindas do Google para esta página aumentaram 19,81%. E o tempo de permanência mais ainda: 25,54%.

Pense no caso de uma página de entrada para palavras-chave relevantes em termos de ROI para uma empresa. Potencialmente, uma pequena alteração como essa poderia aumentar em 19,81% as vendas de um determinado produto de uma empresa.

Conclusão
Cada detalhe é muito significativo em termos de SEO (aliás, como em qualquer trabalho bem feito). Portanto, é preciso refletir quais as implicações de cada ação e qual a melhor forma de fazê-las, sempre tendo em mente metas e pensando na usabilidade do seu visitante.

Lembre que você é o responsável pelo título daquela página. Esse é um uso avançado de técnicas de SEO, e o Google tem algum poder para avaliar se o que você fez é bem intencionado ou não. Caso avalie que não, ao invés de bons resultados, pode acontecer o contrário.

Caso esteja em dúvida, faça a si próprio algumas perguntas: esse título de página me ajudaria caso eu estivesse procurando um conteúdo que há nesse artigo? O público-alvo dele também irá entendê-lo? Estou sendo útil? Se você respondeu "sim" a essas três perguntas é porque escolheu um bom título para a sua página.

Outros links:
Consultoria em TI
Antivirus Sophos
TI Verde

Até a próxima!

Se você faz campanhas de links patrocinados para sua empresa, seja qual for o site (Google, Yahoo!, MSN Bing, Uol, etc.), em algum momento vai enfrentar a seguinte situação, se é que já não está passando por isso: depois de um período de crescimento, os resultados vão estacionar ou mesmo cair. Para impulsionar novamente os cliques, você vai aumentar o orçamento, até chegar ao ponto de questionar se o investimento está valendo a pena.

Essa situação é mais comum e não significa que sua campanha chegou ao limite. Mostra apenas que você está entrando em uma nova fase, que exigirá mais conhecimento sobre como funciona essa ferramenta de publicidade online. Sim porque, por trás da facilidade com que se pode criar um anúncio e imediatamente colocá-lo no ar, existe uma infinidade de detalhes, nuances e variações que determinam o seu sucesso.

Não é intenção aqui entrar nesses pormenores (há uma diversidade de cursos, treinamentos e tutoriais especializados, e o próprio Google fornece inclusive certificações técnicas para quem quiser se aprofundar), mas apresentar algumas orientações fundamentais para ajudar você a aumentar a eficiência dos anúncios e campanhas, gerando resultados sem necessariamente elevar o orçamento. Os pontos básicos para planejar as campanhas são:

Momento de compra do cliente

A internet é uma das únicas mídias que possibilitam realizar todo o processo de compra em um único meio: "descobrir" uma loja, produto ou serviço; pesquisar informações e detalhes, comparar as diversas opções existentes e efetivamente comprar. O segredo para aumentar a eficiência dos investimentos em links patrocinados é criar anúncios que vão ao encontro de cada um desses momentos.

Por exemplo, uma loja especializada em pesca pode fazer um anúncio com o título "equipamentos de pesca" para que as pessoas interessadas em pescaria descubram a sua loja em suas pesquisas na internet; criar um anúncio destacando "varas de pesca e molinetes" para chamar a atenção de quem já procura por esses equipamentos; um anúncio "molinetes marca XYZ, vários modelos" para os que estão pesquisando produtos, e "molinete marca XYZ, modelo A1 em 5x sem juros", para quem já decidiu pela compra e busca quem ofereça melhores condições de pagamento.

Se você trabalha com e-commerce, o ideal é desenvolver campanhas abrangendo todas essas características. Se a sua empresa possui um site com perfil mais institucional, é preciso descobrir o grau de interesse pelo seu produto/serviço nas pesquisas nos sites de busca para elaborar a campanha com o perfil correto. Uma forma de fazer isso é também criar campanhas focadas na descoberta, pesquisa, comparação e compra e monitorar quais geram maior retorno.

Tenha uma estratégia definida (tráfego x conversão)

Aumentar a eficiência das campanhas também depende de objetivos e estratégias bem definidos. Se você quer tornar sua empresa ou marca mais conhecida, destacar diferenciais, apresentar seus produtos ou prestar algum tipo de esclarecimento, o melhor é adotar uma estratégia para aumentar o tráfego, ou seja, a audiência do site. Nesses casos, opte pelos anúncios mais abrangentes (descoberta e pesquisa). Se o objetivo principal é gerar contatos ou vender (conversão), a estratégia é criar anúncios mais específicos (comparação e compra). Você pode adotar ou alternar as estratégias também de acordo com objetivos pontais, como o caso de uma campanha de esclarecimento ou uma promoção rápida.

Entenda o "Ad Rank"

O conceito foi criado pelo Google para administrar suas campanhas Adwords e é seguido, com diferentes termos e algumas variações, pelos outros sites que oferecem links patrocinados. Como o nome já diz, o Ad Rank é a forma de qualificar um anúncio de acordo com a relevância para quem consulta. Por esse motivo, um anúncio com alto índice de relevância pode aparecer com mais destaque do que um anúncio com orçamento maior. Para que isso aconteça é preciso obedecer a três critérios:

• Palavras-chave do anúncio têm que ter objetividade e estar diretamente relacionadas com a "página de destino".
• Página de destino (landing page): é a página específica do site para onde o anúncio está direcionado. Além do link, o Ad Rank leva em conta também se a página do site possui as mesmas palavras-chave do anúncio.
• CTR (Click To Rate) é a principal referência para medir o sucesso de uma campanha e é obtida dividindo-se o número de cliques no anúncio pelo número de visualizações, vezes 100 (para quem gosta de matemática, CTR = Cliques / Impressões x 100). Por exemplo, se um anúncio obteve 1 clique e foi visualizado 100 vezes, o seu CTR é de 1%. Considera-se um bom resultado campanhas cuja taxa de CTR seja de pelo menos 3%.

Outros links:
Tecido de Fibra Cerâmica
Anéis de Grafite
Colchão Térmico

Até a próxima!

Google anuncia no AdWords

Um dos trabalhos do profissional de busca é monitorar palavras-chave. Tenho a oportunidade de ver coisas novas e curiosidades como gente que vende a mãe ou um rim em links patrocinados . Uma coisa interessante e muito comum é ver o Google competindo com links patrocinados em algumas áreas.

Acredito que a tendência é só aumentar. O Google já recebeu críticas sobre isto, mas colocou sua posição sobre usar o AdWords em benefício de seus produtos. Nunca ouvi ou li de alguém reclamar abertamente disto no Brasil, (bem, alguns clientes reclamam), mas lembro que no Reino Unido teve um burburinho sobre o Google usando formatos especiais em benefício próprio. Tem um caso até mais famoso que foi o filme do Jason Bourne hospedado pelo Google www.google.com/bourne em que a SERP era modificada para levar os usuários para a promoção e acabava empurrando para baixo competidores.

O mais comum é o Google vender seus produtos com palavras como calendário e blog, sendo que este último no momento tem dois anúncios de produtos do Google empurrando um competidor para terceiro.

Eu não acho que tem problema o Google anunciar na sua própria rede, mas o problema está na forma. É importante entender que o Google é um veículo e os veículos online usam suas redes de publicidade para anunciar seus próprios produtos.

O problema para mim está na forma como o Google compete. Ao anunciar seus produtos, o Google cria concorrência direta, ainda mais em um país em que tem um share de 95% das buscas. Além disto, o Google ainda paga para ele mesmo a publicidade, o que gera um loop infinito que nenhum competidor conseguiria vencer.

Mas o meu ponto ao escrever o artigo é que nem sempre os anúncios são relevantes. O próprio Matt Cutts já criticou a própria empresa por criar tais anúncios. E o exemplo genérico que usarei e a palavra-chave SEO. Tanto na rede de conteúdo como na rede de pesquisa o Google tem anunciado fortemente o AdWords usando muitos termos e o SEO é um deles como você pode ver no print abaixo.

Você pode até entender que por ser uma palavra de cabeça é aceitável a perda do Quality Score, mas na busca “curso de otimização de sites” retorna também o anúncio de Adwords. Até para “seo com animais” o Google retorna oferta de AdWords (se não entendeu a piada, leia o post sobre a intenção de quem procura SEO.

Imaginem se você digitasse qualquer termo e aparecesse um anúncio oferecendo AdWords? Seria relevante?

A idéia deste artigo não é comprar briga com o Google, até por que a pancada que receberei será grande, mas de alertar sobre algo que acontece e pode ser corrigido. Mesmo sendo um veículo, o Google não pode esquecer do seu foco que é a busca relevante. Tornar irrelevante seus resultados patrocinados não me parece ser a intenção do Google.

Outros Links:
Processo Trabalhista
Separação Judicial
Processo Criminal

Até a próxima!

PageRank como estratégia para projeto SEO

Neste último feriado de páscoa, tivemos mais uma atualização de PageRank. É a primeira atualização após o diretor de pesquisa do Google, Peter Norvig falar que o PageRank está super valorizado durante o SMX West.

Eu concordo com o que ele disse. Ainda existe gente que acha que se seu site tiver PageRank 10, irá rankear para tudo ou que seu site “PR n” não tem como perder para um site “PR n-2″. Por outro lado, ignorar simplesmente o PageRank pode ser um tiro no pé. O PageRank é um dos diversos fatores que envolvem SEO de um site. Fora que ele pode ser um indicador importante para trabalhar um projeto de SEO.

Antes de continuar é importante deixar claro que existe uma grande diferença em PageRank e o PageRank Toolbar. O PageRank Toolbar só é atualizado de três em três meses aproximadamente. Então ele acaba ficando defasado com relação ao PageRank real, além de ter alguns bugs também. Mas como não temos acesso ao PageRank Real, assim que temos uma mudança no PageRank da Toolbar é possível ver o resultado do trabalho de um link build ou saber se o juice funcionou adequadamente.

Não pretendo escrever todos os impactos que o PageRank pode ter em um projeto de SEO, mas vou listar alguns itens que são influenciados pelo PageRank:

- Descobrir se um site foi punido
Se o site tiver sofrido uma queda muito grande no valor do PageRank, pode ser um indicador para uma punição por parte do Google.

- Profundidade que o Robô consegue indexar
Sites com muitas páginas nem sempre conseguem indexar todas. Quanto maior o PageRank distribuído entre as páginas, mais fundo o Robô conseguirá chegar e consequentemente mais páginas serão indexadas.

- Aumentar taxa de “crawleamento”
Visitação do GoogleBot é propocional ao PageRank. Claro que tem outros fatores, mas o PR é um deles.

Existem outros impactos do PageRank, mas fica para a próxima. Mesmo depois destas considerações eu repito, não se preocupe tanto com a atualização do PageRank. Continue fazendo um bom trabalho, porém pode ser um erro simplesmente ignorá-lo.

Outros links:
Gaxetas
Papelão Hidráulico


Até a próxima!

Virtualização

virtualizaçao soluções database

Virtualização de Database e Datacenter

Virtualização de Datacenter alinha pessoal, processos e tecnologia com os objetivos da sua empresa. O Datacenter virtualizado ajuda solucionar seus desafios globais. e transforma silos de infra-estrutura em grupos de recursos que podem ser dinamicamente alinhados para atender às suas necessidades.

As Soluções em Virtualização de Datacenter Faitec são focadas em eliminar as preocupações com tecnologia de nossos clientes, disponibilizando hardware, software e serviços. Alta disponibilidade e acessibilidade garantindo a cada cliente focar a sua atividade fim.

Para maiores informações acesse o site www.faitec-cons.com.br

Lojas virtuais que não vendem

Isto é que pode estar acontecendo com a sua loja.

Frequentemente muitas pessoas sentem-se decepcionadas com o e-commerce pelo fato de as vendas não atingirem suas expectativas.

Ocorre que na maioria das vezes o problema não está no mercado, afinal o e-commerce tem apresentado sempre valores de crescimento, o problema pode estar na loja virtual que foi desenvolvida. Até pode ter uma loja bonita, mas não uma loja vendedora.

Um artigo que o pode ajudar a perceber o que se passa com a sua loja online.

http://www.soulmkt.com.br/cases-de-sucesso/170-modelo-de-loja-em-magento