Marketing na web foi desenvolvido para oferecer informações úteis e dicas importantes sobre o marketing na web 2.0 e dicas para aparecer no google

Mais Informações


PageRank Site no Esquillo Directorio

Atualização recente no Google PageRank

O Google PageRank é uma medida utilizada pelo Google para atribuir uma determinada classificação qualitativa aos sites que nele estão indexados.

Isto é, com base em certas e determinadas métricas que muito têm merecido especulação por parte de muitos webmasters e especialistas em SEO, o Google atribui uma pontuação a cada site – leia-se site, blog, forum, portal, página, o que for.

Pensou-se a dada altura, que esta pontuação representava várias coisas, entre elas, a importância dos sites, o seu desempenho, a quantidade de tráfego, entre outros.

O fato é que, isso seja parcialmente verdade, pois se visitarmos um site que tenha uma relevância muito grande, o seu PageRank será também elevado, esta teoria não é absolutamente e inteiramente verdadeira, pois existem sites que têm maior volume de tráfego que outros e têm um PageRank inferior.

Para aqueles que têem alguma preocupação com uma descida do PageRank do seu site (e que é perfeitamente compreensível), acompanhe com mais detalhes.

O próprio Google reconheceu recentemente que as pessoas dão demasiada importância ao PageRank. Veja estas declarações proferidas pelo próprio Google quando retirou o PageRank do Google Webmaster Central ou Google Webmaster Tools:

We’ve been telling people for a long time that they shouldn’t focus on PageRank so much; many site owners seem to think it’s the most important metric for them to track, which is simply not true. We removed it because we felt it was silly to tell people not to think about it, but then to show them the data, implying that they should look at it.

Como pode ver, o próprio Google admite que a importância do PageRank está inflacionada, e que as pessoas não lhe deviam dar tanta importância como dão.

Eu pessoalmente, tenho sites com mais visitas que outros e que têm um PageRank inferior… tenho outros que o PageRank varia conforme conteúdo e relevaância abordados...

Por estes motivos e por muitos outros, continuo dando importância ao PageRank, e passei a concentrar as minhas atenções em factores que são realmente importantes, e que já os referi aqui no blog. Como por exemplo:

Estes sim, são temas que também considero importantes e fundamentais na “vida” de um site, e por isso é a eles que eu dou importância e é neles que concentro as minhas atenções.

Gostou deste post? Então deixe seu comentário!

Correta utilização das Keywords

Os motores de busca analisam as keywords de forma diferente consoante a sua utilização, por isso é determinante a forma como você as usa no seu processo de SEO do seu site.

A utilização correta de keywords não lhe garantem automaticamente os melhores rankings nos motores de busca, mas a sua importância e influência nesses rankings é fundamental.

Cada página do seu site ou artigo do seu blog, deve estar otimizado apenas para 3 a 5 keywords, e partindo do pressuposto que elas estão relacionadas entre si. Isto é, devem dizer respeito ao mesmo tema e terem significados idênticos ou intimamente relacionados.

Por outras palavras, você pode dizer a mesma coisa de formas diferentes.

Este aspecto é particularmente importante, pois nunca nos devemos esquecer que os textos vão ser lidos por pessoas, e não apenas por máquinas e algoritmos.

Se tiver em mente apenas os motores de busca quando escrever os conteúdos do seu site ou blog, vai sofrer com o abandono prematuro dos visitantes humanos que costumam visitar esse conteúdo, pois o texto perde o sentido, quando lido por uma pessoa.

Ao longo do conteúdo da sua página ou artigo, deve fazer uma utilização correta da sua keyword.

Quando digo correta, quero dizer que a sua presença deve ser significativa, mas não abusiva.

Utilizar a mesma keyword 5 ou mais vezes num texto com menos de 250 palavras, parece-me bastante abusivo, e acreditem que já vi sites assim…

É necessário que tenha em mente, não apenas se o texto faz sentido para quem o vai ler, como se ele está devidamente otimizado, repetindo a keyword de uma forma correta e não abusiva, para evitar que seu texto perca o sentido.

Gostou deste post? Faça um comentário!

Novo Fator de Rankiamento no Google

O Google deu recentemente a dica que, em 2010, poderá haver um novo fator que venha interferir nos seus rankings.

Quando falamos em rankings do Google, estou a referindo-me ao posicionamento dos sites nas pesquisas que são efetuadas no Google.

O peso que este novo fato possa vir a ter é muito relativo, uma vez que a fórmula que o Google utiliza para determinar estes rankings não é assim tão linear e simples quanto isso. Existem imensos fatores em consideração, o que por vezes torna o trabalhos dos webmasters e bloggers um pouco mais complicado, no que toca à optimização de sites para o Google.

No entanto, é sempre útil ter conhecimento do que é, ou neste caso, poderá vir a ser importante, de forma a poder tomar as devidas medidas de acordo com os seus objetivos.

Neste caso, estamos a falaando da velocidade de carregamento das páginas/sites.

Segundo adiantou Matt Cutts:

“Historically we haven’t used it in our search rankings, but a lot of people within Google think that the web should be fast, it should be a good experience and so it’s fair to say if you’re a fast site, maybe you should get a little bit of a bonus, or if you have an awfully slow site, maybe users don’t want that as much.”

O tempo de carregamento dos sites, é atualmente um elemento que já é tido como relevante quando falamos de Quality Score, que é um elemento preponderante na classificação e desempenhos dos sites nas campanhas de PPC (Pay Per Click) do Google – Programa Google Adwords.

Muito embora, na minha opinião, este não venha a ser – para já – um fator determinante e fundamental para ter um bom desempenho, pode certamente ajudar. E se você tomar as devidas medidas para ter este fato em consideração no futuro, só poderá ter a ganhar com isso.

O seu site é rápido para carregar?

Utilize esta ferramenta para medir e analisar a velocidade do seu site!

Gostou deste post? Então comente!

Avalie o Peso de seu Site ou Blog

Existem pessoas que acreditam na possibilidade do Google vir a considerar, ou a atribuir mais importância à velocidade de carregamento e desempenho dos sites, como fator que pode vir a contribuir para os seus rankings e a forma como os sites são apresentados nos resultados das pesquisas.

Aproveito para sugeriar uma ferramenta gratuita que pode utilizar para, não só medir a velocidade do seu site, mas também para melhora-la, melhorando assim o seu desempenho.

Existem várias ferramentas disponíveis na web, porém optei por esta, pela simplicidade e pelos conselhos que nos dá quando fazemos uma consulta/medição.

Estou a falando do Web Page Analizer.

Testei e gostei, principalmente por dois motivos.

  • simplicidade de utilização
  • conselhos dados para melhorar

Basta inserir o url do seu site, fazer a verificação de um código, e aguarda alguns segundos que ele te dá uma série de informações bacanas!

É realmente uma ferramenta muito interessante de informação, muito útil sobre a velocidade e desempenho do nosso site, mas também com alguns conselhos que podemos utilizar logo de *cara* para melhorar alguns aspectos ou resolver eventuais problemas que o site tenha e que estejam interferindo negativamente no seu desempenho.

sitespeedtest2

Nesse relatório é possível saber o que pesa mais no site, e é indicado, ponto a ponto, eventuais problemas.

Mal não faz e só nos pode ajudar, por isso aconselho a utilização deste ,ou de outra ferramenta para ter uma ideia da velocidade e desempenho do seu site.

Sabe quanto tempo o seu site demora a carregar?

Faça já a sua medição!

Gostou deste post? Então Comente!!