Marketing na web foi desenvolvido para oferecer informações úteis e dicas importantes sobre o marketing na web 2.0 e dicas para aparecer no google

Mais Informações


PageRank Site no Esquillo Directorio

Como funcionam os motores de busca

Saber como é que as pessoas usam os motores de busca é uma enorme vantagem para compreender como é que, na realidade, funciona a Internet, o que, por sua vez, lhe dá uma vantagem competitiva face aos seus concorrentes.

Um estudo efectuado em 2008, revela a importância de estar bem posicionado, de preferência na primeira página dos motores de busca, de forma a atingir o sucesso online. Seja o que isso signifique para si, vendas, subscrições, ou comissões de programas de afiliado. Embora já tenha feito referência a este estudo num artigo anterior, parece-me evidente que é necessário reforçar as ideias e conclusões que surgem como resultado desse estudo.

Ainda acha que consegue atingir o sucesso online sem ter o seu site listado na primeira página do Google?

Pense melhor…



Como Funcionam os Motores de Busca

De acordo com este estudo, 68% das pessoas que utilizam os motores de busca, nunca passam da primeira página.

Mais, apenas 8% dos utilizadores chegam a ver a 3ª página de resultados…
Se o seu site estiver na 3ª página, consegue agora ter uma idéia do número de utilizadores que lhe estão a escapar?

Estas percentagens representam uma mudança assinalável quando comparadas com as percentagens de um estudo realizado em 2002, onde apenas 48% dos utilizadores ficavam pela 1ª página dos resultados (agora 68%), e onde cerca de 19% dos utilizadores chegavam à 3ª página (agora apenas 8%).

A tendência cada vez mais, nos indica que estar presente na 1ª página dos resultados das pesquisas, é cada vez mais determinante, pois caso contrário, está a perder cada vez mais audiência e a possibilidade de atingir o sucesso será cada vez menor. Por isso, é que se torna cada vez mais evidente e fundamental, ter o seu site ou blog devidamente optimizado para os motores de busca para os termos de pesquisa que são mais importantes para si.

Além do benefício óbvio de receber mais visitas ao seu site, o estudo revela outro motivo que dá ainda mais importância ao fato de estar presente na primeira página dos resultados; é que, segundo cerca de metade das pessoas que serviram de base a este estudo, os sites que estão listados na primeira página são consideradas (por eles) como autoridades nos temas alvo das pesquisas.

Este elemento, embora não sendo propriamente uma novidade, vem criar uma teoria que não é da minha autoria, mas que eu tenho vindo a defender há algum tempo. É que, o mercado online é muito diferente do mercado offline, e um dos aspectos que mais se destacam é o fato de que, indivíduos particulares como você e eu possam competir lado a lado na busca de tráfego gratuito, com empresas de alguma dimensão, em igualdade de circunstâncias.

Este fato, possibilita a qualquer pessoa iniciar o seu próprio negócio, e ganhar dinheiro de uma forma que, até haver esta hipótese, era muito mais difícil.

A crescente procura online por produtos e serviços da natureza mais variada, abre outra porta; a porta da diversidade de nichos onde se pode lançar a atingir o sucesso.

Espero que este artigo lhe tenha dado mais algumas ideias do que poderá vir a fazer no futuro ou a melhorar o que já tem em curso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo assunto, assim dá pra aprender um pouco sobre estes macetes. A propósito, assim como vc. me pediu, seu link já está lá no Brasil do Bem, e o meu?
Abraços!
Janeisa

SBIE disse...

Que bacana o seu blog! Vou ficar lendo ele aqui um tempão! Ele é realmente bom! Parabéns!

Marcus Pontim - Soulmkt disse...

Obrigado pelo prestígio galera!!

Espero que continuem comentando e apreciando o conteúdo postado!!

Marcus Pontim